Ex-Vice-Ministra de Avaliação Social do Ministério do Desenvolvimento Social, do Chile, entre março de 2014 e março de 2018.
Como vice-ministra, sua conquista mais importante foi a atualização da medição da pobreza de renda (que não era atualizada desde 1990), bem como o desenvolvimento de uma medição multidimensional da pobreza; e a concepção e implementação do Registro Social de Domicílios (RSH em espanhol), um sistema nacional para identificar os critérios de elegibilidade de indivíduos e famílias para aplicar e acessar os benefícios de proteção social, usando dados disponíveis em nível individual e familiar a partir de segmentação e bancos de dados anteriores, incorporando dados administrativos adicionais, para o cálculo de uma qualificação socioeconômica das famílias. Ela também liderou com sucesso o desenho e implementação do Sistema Integrado de Informação Social, com desagregação territorial; o desenvolvimento e atualização de metodologias de avaliação econômica de projetos de investimento do setor público, e, especialmente importante, foi a introdução do risco de desastres naturais como variável da avaliação; entre outras conquistas.
Entre abril de 2010 e março de 2014, foi professora em tempo parcial no Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile e foi Diretora Acadêmica do Certificado em Gestão Estratégica para Governos Centrais e Locais e, também, o Papel do Orçamento no mesmo período na Universidade do Chile. Em 2011, ela também assumiu como diretora executiva do Centro de Pós-Graduação do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile. Durante este período, ela também foi consultora internacional em áreas relacionadas a: (i) gestão pública baseada em resultados, (ii) orçamento baseado em desempenho, (iii) monitoramento e avaliação de programas públicos, (iv) desenvolvimento de indicadores de desempenho de programas (v) concepção e implementação de sistemas de pagamento baseados no desempenho; e (vi) desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação para o setor público.
Entre 2006 e 2010, foi chefe da Divisão de Controle de Gestão Pública, Escritório de Orçamento do Ministério da Fazenda e, antes disso (2001 a 2006), foi Coordenadora de Avaliação de Impacto de programas públicos da mesma Divisão.
Heidi formou-se em Economia pela Universidade do Chile, seguida por um mestrado em Administração Pública, pela Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard.